quarentena - ορισμός. Τι είναι το quarentena
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι quarentena - ορισμός

INTERVENÇÃO EPIDEMIOLÓGICA PARA A RESTRIÇÃO DO MOVIMENTO DE PESSOAS E BENS COM INTENÇÃO DE PREVENIR A DISPERSÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PESTES
Praga quarentenária
  • peste]] no séc. XVII.

Quarentena         
f.
Período de quarenta dias.
Quaresma.
Festa ou ceremónia religiosa, que se prolonga por quarenta dias.
Espaço de tempo, em que os viajantes, procedentes de países em que há doenças contagiosas ou suspeita de taes doenças, têm que se conservar incommunicáveis a bordo do respectivo navio ou num lazareto.
Porção de quarenta coisas; número de quarenta.
(De "quarenta")
quarentena         
sf (quarenta+ena)
1 Período de quarenta dias.
2 Período, originariamente de quarenta dias, de detenção ou isolamento, imposto a navios, pessoas ou animais procedentes de portos onde há doenças contagiosas.
3 Lugar onde tais elementos são detidos ou isolados para observação.
4 Conjunto de restrições impostas à entrada no lugar onde existe um caso de doença contagiosa, ou saída dele.
5 Med Termo genérico para indicar períodos de observação a que estão sujeitas pessoas e cargas provenientes de áreas onde grassam doenças contagiosas.
6 Restrição ou interdição do transporte de animais, plantas ou mercadorias suspeitas de serem portadoras de doenças ou pragas.
7 Polít Isolamento imposto como penalidade social ou política a um país; eufemismo, por bloqueio ou boicotagem.
8 Nas concessões de indulgência, remissão equivalente a um determinado tempo de penitência na disciplina primitiva da Igreja: Indulgência de 7 anos e 7 quarentenas.
9 col Grupo ou número de quarenta pessoas ou objetos.
10 V quaresma.
11 Oração pública ou festividade que dura quarenta dias.
12 Remissa, reserva. Estar de quarentena ou fazer quarentena: estar em observação
Pôr de quarentena: a) adiar a decisão até ulterior exame; b) ficar com dúvida; pôr de remissa.
Quarentena         
thumb|Bandeira marítima que indica quando um navio atracado está sob quarentena

Βικιπαίδεια

Quarentena

Quarentena é a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação de uma doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção ("infeção" em Portugal). Alguns autores substituem o termo "reclusão" por vigilância e observação dos comunicantes motivados por questões éticas, e menos afeitas ao poder de "polícia médica" ou biopoder.

Segundo Leser et al., o termo quarentena originou-se da prática medieval de manter sem comunicação nos portos em que arribavam, durante quarenta dias, os navios procedentes de determinadas áreas e sobretudo do oriente. Na prática atual, a quarentena corresponde ao período máximo de incubação da doença.

Contudo, observe-se que há considerável variação nos períodos de incubação de agentes patogênicos, as proteínas do prião, (príon) agente causador da doença de Creutzfeldt-Jakob ou Kuru, por exemplo, possuem um período de incubação que chega a 30 anos, (8 - 9 anos nos casos infantis). Na forma da doença de Creutzfeldt-Jakob é de 18 meses em casos de transplante de córnea e pouco mais de 2 anos em casos de contaminação após uso de eletrodos intracerebrais.

Ainda segundo Leser (o.c.) segundo a legislação sanitária internacional apenas quatro doenças são quarentenárias, a saber: varíola, peste, febre amarela e cólera na exigência de observação dos comunicantes de um paciente.

A quarentena difere do isolamento, por este segregar um doente do convívio das outras pessoas durante o período de transmissibilidade, a fim de evitar que outros indivíduos sejam infectados.

O termo também é usado em vários outros contextos, por extensão, para indicar que determinada pessoa, animal ou objeto deve permanecer isolado de outros de igual natureza por outros problemas que não apenas doenças contagiosas. Em informática usa-se em diversas aceções (acepções Brasil), como mensagens de correio eletrônico suspeitas de serem spam à espera da aprovação do utilizador.